Em mensagem enviada no sábado à noite (30/07) ao grupo de WhatsApp de candidatos do União Brasil em Pernambuco, o presidenciável Luciano Bivar avisou que desistiu de sua pré-candidatura ao Planalto, atendendo ao pedido de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na mensagem, Bivar informou que vai concorrer a deputado federal.
A decisão não agradou a setores do antigo DEM, um dos partidos que compuseram junto com o PSL a nova agremiação, e que historicamente faz oposição ao PT. Para essa ala, mesmo com a saída do candidato do páreo, o partido deve seguir neutro na disputa nacional.
Bivar seria o dono do maior fundo eleitoral e partidário depois da fusão dos dois partidos, feita a partir do apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). Egresso do PSL, Bivar foi um dos responsáveis pelo lançamento de Bolsonaro à presidência em 2018: ele presidia a sigla que deu o famigerado número 17 ao atual ocupante do Planalto.
Bivar deve anunciar oficialmente hoje, na convenção do partido, sua decisão. Nos bastidores especula-se que Lula teria oferecido apoio a Bivar para que dispute a presidência da Câmara dos Deputados, onde projeta-se uma disputa com o atualmente bolsonarista Arthur Lira.