Nesta manhã desta terça-feira (02), mesmo sob ameaças do governo chinês, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, chegou em Taiwan. O avião pousou no aeroporto de Taipei. Com a visita ela se torna primeira representante do alto escalão do governo dos EUA a visitar Taiwan desde 1997.
No entanto, a chegada da representante impulsiona a tensão diplomática entre os Estados Unidos e a China. No momento, aviões de guerra chineses já sobrevoaram a área que divide o Estreito de Taiwan, onde monitoraram todo o percurso do avião de Nancy, que saiu da Malásia.
O avião do governo norte-americano saiu da Malásia, a primeira parada de Pelosi em uma viagem à Ásia nesta semana. Até o avião pousar, o governo dos Estados Unidos não tinha se pronunciado sobre a ida de Pelosi a Taiwan.
Assista ao momento da chegada:
Nancy Pelosi desembarca em Taiwan. A viagem tem um potencial enorme para trazer sérios problemas diplomáticos entre os Estados Unidos e a China.
➡ Assista na #GloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/dy8xOhY5we
— GloboNews (@GloboNews) August 2, 2022
???? Comitiva de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, chega a hotel em Taipei, capital de Taiwan. pic.twitter.com/b6iAethi0j
— Eixo Político (@eixopolitico) August 2, 2022
“A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso independente dos Estados Unidos em apoiar a democracia vibrante de Taiwan”, declarou a política.
“Nossa solidariedade com os 23 milhões de moradores de Taiwan é mais importante do que nunca, em um momento no qual o mundo encara uma escolha entre a autocracia e a democracia”, continuou.
A recepção de Nancy Pelosi no aeroporto de Taiwan. Essa visita é um claríssimo desafio à China q nos últimos dias distribuiu ameaças graves aos EUA e à Taiwan caso a visita se realizasse. Agora q a visita se realizou, fica no ar a pergunta: o que a China fará? pic.twitter.com/PHCp3yr70v
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) August 2, 2022
Ainda nesta terça-feira (02), a China advertiu que o governo dos Estados Unidos “pagará o preço” se a presidente da Câmara de Representantes americana, Nancy Pelosi, visitar Taiwan.
“Estados Unidos carregarão a responsabilidade e pagarão o preço por minar a soberania e a segurança da China”, afirmou à imprensa a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.
Já a Rússia acusou também no mesmo dia o governo dos EUA de “desestabilizar o mundo” e provocar tensões, na região asiática, a respeito de Taiwan enviando Pelosi.
“Washington desestabiliza o mundo. Nem um único conflito solucionado nas últimas décadas, mas muitos provocados”, afirmou a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.