Eduardo Paes afirmou que os desfiles de 7 de Setembro no Rio de Janeiro foram suspensos pelo Comando Militar do Leste. O evento estava programado para ocorrer na Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio, e já estava em processo de licitação.
“Fui informado pelo Cmte. Militar do Leste que esse ano não teremos o tradicional desfile militar na Presidente Vargas e nem na praia de Copacabana. O ato do Exército vai se dar em um pequeno trecho na Avenida Atlântica, próximo ao Forte de Copacabana, sem arquibancada ou desfile”, anunciou o prefeito do Rio de Janeiro.
“Como já havia sido veiculado por alguns órgãos de imprensa, deverão acontecer apresentações da Marinha e da Aeronáutica no mar e no espaço aéreo, sem qualquer tipo de interferência nas pistas da Avenida Atlântica”, prosseguiu.
Paes disse que deve se reunir com as Forças Armadas “para a organização dos detalhes”.
Fui informado pelo Cmte. Militar do Leste que esse ano não teremos o tradicional desfile militar na Pres Vargas e nem na praia de Copacabana. O ato do Exército vai se dar em um pequeno trecho na Avenida Atlântica, próximo ao Forte de Copacabana, sem arquibancada ou desfile. 1/3
— Eduardo Paes (@eduardopaes) August 17, 2022
Ao longo dos próximos dias teremos reuniões com as forças armadas para a organização de detalhes. Repito: a parada militar não será na Pres Vargas nem em Copacabana. Essa é a solicitação que recebi do Exército Brasileiro.
— Eduardo Paes (@eduardopaes) August 17, 2022
Jair Bolsonaro anunciou no mês passado que o desfile dos militares seria realizado em Copacabana e não no Centro, como tradicionalmente ocorre. Nas últimas semanas, membros das Forças Armadas e aliados do presidente vinham tentando fazê-lo desistir da ideia, para evitar que o ato do feriado fosse interpretado como um apoio das Forças Armadas aos bolsonaristas.