Nesta sexta-feira (26) o deputado federal André Janones desabafou em suas redes sociais em relação a sua exposição no processo eleitoral neste ano. Por meio de uma thread feita no Twitter, o parlamentar destaca que sabe dos riscos que vem enfrentando, mas cita que tem orgulho do que está fazendo:
Por favor, eu preciso de verdade que vocês leiam esse fio até o final. Estou vendo muita gente por aqui, ‘preocupada’ com a minha imagem e com o quanto estou me expondo neste processo eleitoral, principalmente porque até ontem, eu era um presidenciável.
Eu entendo e agradeço a preocupação, vejo como um gesto de carinho, porém, pela importância do momento, eu dispenso. Nasci em uma cidade interiorana, filho de uma empregada doméstica e de um pai cadeirante.
Vivi uma infância e adolescência com muitas privações, como a maioria dos brasileiros. Estudei a vida toda em escola pública, me formei advogado através de uma bolsa de estudos pra alunos carentes, e trabalhando como cobrador de ônibus.
Sempre tive excelentes notas. Na prova da OAB, fiz 88% na primeira fase. Na segunda, optei pelo temido direito tributário e, mesmo assim, eu fechei. Nunca parei de estudar, de ler (sou um leitor voraz de biografias) e nem de trabalhar.
Advoguei por 10 anos, e hoje curso doutorado em direito. Porque estou dizendo isso? Pra mostrar que eu estou acostumado a vencer preconceitos e desconfianças, mas não deixo que isso me abale e nem que me pare. Como bom brasileiro que sou, sigo em frente ABSOLUTAMENTE ciente do que estou fazendo e dos riscos envolvidos. Comunicar pra mim é falar com o povo a língua do povo, com o profissional do direito, o “juridiquês”, com o intelectual, de forma acadêmica e assim por diante.
O que não dá, é pra sustentar uma comunicação única, em um país tão desigual como o nosso. Isso não é compatível com um regime de democracia plena, pois democracia sem povo, não é democracia, mas sim um clubinho de privilegiados.
O meu preparo ou não para ser presidente do Brasil, ficou comprovado em toda pré-campanha, mas, em especial, na sabatina da Globo News, a “central das eleições” e quem quiser ver, é só acessar lá!
Eu tenho orgulho do que estou fazendo; muito orgulho, independente do que ocorrer amanhã, pois sei que estou dando a minha colaboração para o futuro do nosso país! Tenho só 38 anos, sei que amanhã tudo isso vai passar, que o ódio ficará pra trás, e aí sim se Deus quiser vou poder me apresentar melhor e contribuir de forma propositiva com o bem do país! O tamanho de um homem, não se mede pelos seus pontos em pesquisas de intenção de voto, mas sim pelo papel que ele se dispõem a desempenhar em um processo como o que estamos atravessando. Por isso, eu escolho ser do tamanho da democracia do nosso país!
ANDRÉ LUÍS GASPAR JANONES, 26-08-2022
Confira:
Eu entendo e agradeço a preocupação, vejo como um gesto de carinho, porém, pela importância do momento, eu dispenso. Nasci em uma cidade interiorana, filho de uma empregada doméstica e de um pai cadeirante.
— André Janones (@AndreJanonesAdv) August 26, 2022