O PDT (Partido Democrático Trabalhista) apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma ação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta realização de showmício na Festa do Peão do Boiadeiro, em Barretos (SP), informa a CNN Brasil.
Segundo a reclamação do partido, amparada por vídeos e imagens amplamente disponíveis nas redes sociais, inclusive nas do do presidente e seus aliados, a participação de Bolsonaro não ocorreu em tons neutros ao supostamente utilizar-se de todo o aparato da festividade para realização de showmício, com a presença de animadores, entonação de discursos inflamados, slogans e músicas de campanha.
Para o PDT, Bolsonaro valeu-se da sua “para realizar showmício corporificado em discursos inflamados e difusão de programas de campanha, tudo sob o comando de um animador no contexto de uma festa tradicional que contou com a participação de inúmeras pessoas, sendo o ato ainda divulgado e transmitido pela internet”, disse o partido.
O PDT pede que a Justiça proíba Bolsonaro de participar de eventos deste porte e natureza, “especificamente para que não desvirtue sua participação para transformar atos festivos em comício eleitoral em tons de showmício ou eventos assemelhados” e que seja multado. “Bolsonaro proferiu discurso com nítido viés eleitoral, destinado ao público alvo do evento (agropecuária), de modo a verbalizar os pontos centrais do seu programa de campanha, bem como os bordões “Deus”, “pátria” e “família”, tradicionalmente utilizados como slogan eleitoral”, afirmou o documento, assinado pelos advogados Ezikelly Barros e Walber Agra.
A campanha de Bolsonaro ainda não se manifestou.