A pesquisa Ipespe divulgada na manhã desta quarta-feira (31) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na disputa pelo Palácio do Planalto. O levantamento é encomendado pela XP Investimentos.
De acordo com a sondagem, o petista aparece com 43% das intenções de voto, com oscilação negativa de 1 ponto percentual em relação à última pesquisa. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) soma os mesmos 35%.
Muito atrás, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que também manteve seus 9% de intenções de voto. A senadora Simone Tebet (MDB) oscilou positivamente de 4% para 5%. Diante disso, ela entra em situação de empate técnico com o pedetista pela primeira vez.
O candidato Felipe D’Avila (NOVO) tem 1% das intenções de voto, mesmo patamar de julho. Os nomes de Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil), Roberto Jefferson (PTB), Vera Lúcia (PSTU) e Léo Péricles (UP) foram citados, porém não conseguiram alcançar 1% das intenções de voto. Eymael (DC) não foi citado por nenhum respondente.
O Ipespe também fez simulações de segundo turno. Em uma possível disputa entre Lula e Bolsonaro, cenário tido como mais provável pelos analistas políticos, o petista teria 53% das intenções de voto. Já o chefe do Executivo, 38%.
O instituto realizou 2.000 entrevistas telefônicas, conduzidas por operadores, entre os dias 26 e 29 de agosto. A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04347/2022. A margem de erro máxima é de 2,2 pontos percentuais para um nível de confiança estimado em 95,45%.
Confira: