Após o candidato a deputado Federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) ser ameaçado por um homem armado na última sexta-feira (9) durante agenda em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, o assunto foi parar no “trending topics” do Twitter e ele recebeu a solidariedade de diversos colegas políticos e candidatos do campo progressista.
Boulos estava com a candidata a deputada estadual por São Paulo, Ediane Maria (PSOL) e cerca de outras 30 pessoas, entre membros da campanha e apoiadores. O grupo caminhava pelo centro comercial, quando foi abordado por um homem que teria dito a eles que “Eu sou Bolsonaro”.
Durante uma caminhada de campanha em que estávamos eu e @EdianeMariaMTST, um homem esbravejou "Aqui é Bolsonaro", ao recusar o panfleto de nossas mãos. Em seguida, disse estar armado e colocou a mão na cintura, no cabo da arma.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) September 10, 2022
Segundo o candidato, ele e Ediane tentaram dialogar com o homem, o criminoso que que não teve seu nome divulgado, teria afirmado que estava armando, em seguida, levantou a camiseta e botou a mão no cabo da arma.
Seguiremos na rua, dialogando com as pessoas e virando votos. Hoje mesmo estaremos no ato em defesa da democracia, às 15h, no Masp. Vamos sem medo!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) September 10, 2022
Internautas e figuras públicas se manifestaram sobre o ocorrido, desejando solidariedade e apoio ao ativista. Confira alguns tweets:
Toda minha solidariedade ao amigo @guilhermeboulos por mais esse episódio de violência política. Não vão nos intimidar!
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) September 10, 2022
Toda solidariedade ao companheiro, @GuilhermeBoulos, que foi ameaçado com arma de fogo enquanto panfletava. Eles NÃO vão nos intimidar! Venceremos!
— Professor Tulio (@proftulionit) September 10, 2022
Minha solidariedade @GuilhermeBoulos. A intimidação armada não vai nos impedir de colocar nossos blocos na rua. Vamos eleger Lula, e mudar o rumo da história violenta que querem impor ao Brasil.https://t.co/VldCFH8OGZ
— Maria do Rosário (@mariadorosario) September 10, 2022
Não é polarização: o @GuilhermeBoulos foi ameaçado com uma arma durante ato de campanha em São Bernardo do Campo. O bolsonarismo é violento e tem orgulho da violência https://t.co/rV5r9g23NQ
— Leonardo Rossatto (@nadanovonofront) September 10, 2022
Minha solidariedade aos companheiros @GuilhermeBoulos e @EdianeMariaMTST que foram ameaçados por um eleitor bolsonarista armado, ontem (9), durante uma panfletagem em São Bernardo do Campo. O responsável por toda essa violência é um só: Jair Bolsonaro.
NÃO VÃO NOS INTIMIDAR!
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) September 10, 2022
Presto minha solidariedade ao @GuilhermeBoulos que foi ameaçado por um bolsonarista quando fazia campanha no centro de São Bernardo do Campo ontem. É um absurdo que Bolsonaro continue estimulando a violência e o uso de armas em nosso país. https://t.co/I7Irm1aadj
— Eduardo Suplicy (@esuplicy) September 10, 2022
Bolsonarismo é barbárie! É inaceitável que @GuilhermeBoulos tenha sido ameaçado com arma de fogo durante panfletagem. Toda solidariedade ao companheiro e repúdio à violência.
Precisamos expulsar o fascismo dos espaços de poder!https://t.co/BU2OgXkTqM
— Fábio Felix ?️? (@fabiofelixdf) September 10, 2022