Nesta segunda-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro (PL) proferiu uma fala racista a um dos apresentadores, que é negro, durante participação do pool dos podcasts Dunamis, Hub, Felipe Vilela, Positivamente, Luma Elpidio e Luciano Subirá.
“Você é afrodescendente?”, questionou o presidente. “Eu sou”, respondeu o apresentador Fernando Vilela. Em seguida, o chefe do Executivo diz em tom de ironia: “Tu é meio escurinho. Ah, isso é crime”. “Não ouviu falar que eu era racista, não?”.
A entrevista foi desconfortável em vários momentos. Antes do comentário racista, o ex-capitão já havia se referido ao mesmo apresentador como “gordinho”. E posteriormente, o presidente também fez “piada” com o apresentador Teófilo Hayashi, chamando-o de “japa”.
Veja a entrevista na íntegra:
Bolsonaro coleciona esses tipos de comentários, já que, não é a primeira vez que o chefe do Executivo se envolve em polêmica com falas de cunho racista. Na saída do Palácio do Alvorada, em Brasília, em maio de 2021, o presidente disse ter visto uma barata no cabelo crespo de um rapaz que tentava tirar uma foto sua. Um ano depois, em maio de 2022, Bolsonaro perguntou se um apoiador negro “pesava mais de 7 arrobas”.