Bolsonaro financia site de campanha com fake news sobre Lula

Atualizado em 14 de setembro de 2022 às 11:55
Atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL)
Foto: Reprodução

A campanha de Jair Bolsonaro colocou no ar o site lulaflix.com.br no último domingo (11), faltando 20 dias para o primeiro turno das Eleições de 2022. A página reúne dezenas de fake news contra o ex-presidente Lula e foi financiada pelo CNPJ da Coligação Pelo Bem do Brasil (Partido Liberal, Republicanos e Progressistas).

Para divulgar o site de mentiras, Bolsonaro pagou anúncios no Google. Ao escrever “Lula” no buscador, Lulaflix aparece como primeira opção, com a mensagem “Pago por ELEICAO2022 JAIR MESSIAS BOLSONARO PRESIDENTE”.

Procura por “Lula” no buscador Google, anúncio pago por Eleição Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução/Jornalistas Livre

A escolha do nome não foi aleatória. Lulaflix, referência ao site de streaming Netflix, remete à um site que reúne uma biblioteca de vídeos sobre Lula, mas ao acessar a página, o usuário se depara com uma série de posts, criados todos num mesmo dia, com distorções e mentiras sobre o ex-presidente.

Em consulta sobre o site, Jair Bolsonaro aparece como dono da página, inscrita sob o CNPJ 47.508.748/0001-63 e alimentada pela Agência Magic Beans Comunicação LTDA. Em nome de Lucas Allex Pedro dos Santos, a produtora de conteúdo foi criada em 2020.

Dados sobre consulta do site
Foto: Reprodução/Jornalistas Livres

Em uma das fake news, o site diz que Lula não foi inocentado nos casos em que era processado. O ex-presidente foi absolvido nos casos: triplex do Guarujá, sítio de Atibaia, terreno do Instituto Lula e doações ao instituto, quadrilhão do PT I e II, Delcídio, palestras, Lei de Segurança Nacional, acusações sobre seu filho e seu sobrinho, Carta Capital, MP 471, Guiné, BNDES Angola, Costa Rica Léo Pinheiro, Caças Gripen, obstrução de Justiça, sonegação de impostos e ministrão.

Espalhar fake news é um método da máquina bolsonarista de propaganda, que desde 2018 vêm veiculando mentiras grotescas como o “kit gay” e “mamadeira de piroca”. Mentiras, essas, que foram atestadas publicamente como grandes fraudes contadas ao povo brasileiro.

Texto publicado originalmente no Jornalistas Livres

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link