Empresa fatura R$ 7 mi de campanha de Bolsonaro e do PL por site contra Lula

Atualizado em 16 de setembro de 2022 às 18:16
Lula e Bolsonaro
Foto: Reprodução

A Magic Beans Comunicação deve embolsar ao menos R$ 7 milhões da campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro e de seu partido, o PL. A empresa tem como sócio o responsável pelo site Lulaflix, Lucas Allex Pedro dos Santos, segundo a Folha de S.Paulo.

O Lulaflix é um site com conteúdo negativo sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que foi impulsionado no Google pela campanha de Bolsonaro. A prática do site, segundo especialistas, fere a legislação eleitoral.

A campanha do presidente contratou a empresa por R$ 4 milhões, mas o nome da prestadora já aparecia nas contas do PL desde a pré-campanha, conforme informações disponibilizadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A empresa recebeu três pagamentos da legenda de Bolsonaro entre os dias 10 junho e 21 de julho, somando um total de R$ 3,1 milhões, pagos com dinheiro do fundo partidário.

O Lulaflix foi criado no dia 30 do mês passado e o domínio está registrado no CNPJ da campanha de Bolsonaro, segundo a Folha. Lucas Allex Pedro dos Santos é sócio-administrador da Magic Beans, ele também aparece como “contato técnico” de um site oficial da campanha do presidente, o Pelo Bem do Brasil 22.

Após a campanha bolsonarista impulsionar o Lulaflix no Google, a equipe de Lula acionou o TSE para tentar barrar a repercussão da página e retirá-la do ar.

A prática do site contra o petista fere a legislação eleitoral, de acordo com especialistas. Segundo a Folha, eles dizem que poderia haver apenas o estímulo de conteúdo positivo sobre as campanhas dos próprios candidatos, sendo vedado a promoção de material negativo contra adversários.

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