O presidente Jair Bolsonaro (PL) atacou o Nordeste durante um comício na sexta-feira (16) na cidade de Londrina, no Paraná. O ataque aconteceu ao se referir ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No discurso, Bolsonaro disse que o PT é “o único problema que temos no Brasil” e que o partido é integrado por pessoas que vieram dos “rincões” e dos “grotões”.
“[O Brasil é] um país que não tem problemas outros. O único problema que nós temos aqui é o PT, composto de pessoas que vieram dos rincões, dos grotões, daqueles locais onde nada poderia sair dali a não ser esse tipo de gente”, afirmou Bolsonaro.
O presidente passou a última sexta-feira cumprindo agendas de campanha em diversos municípios do Paraná. O último compromisso foi na cidade de Londrina, onde ele participou de uma motociata.
Assim como fez em outras partes do Brasil, como em Natal (RN), na quarta-feira (14), Bolsonaro usou o maior tempo de sua fala para atacar o PT, explorando principalmente acusações requentadas de corrupção durante as gestões petistas.
“Onde está o mal, lá está o PT. Onde tem corrupção, lá estava o PT. Onde está tudo o que não presta, lá está o PT”, afirmou o candidato à reeleição após citar que os senadores petistas votaram contra a proposta que limitou o ICMS cobrado sobre combustíveis, energia, transportes e telecomunicações.
Em outro momento do discurso, ironicamente, o presidente disse que “aqui não tem nós contra eles, não tem divisão de classes”.
Veja o vídeo
Bolsonaro foi a Londrina-PR destilar preconceito contra os nordestinos, numa evidente referência a Lula que saiu do interior de Pernambuco. É um cafajeste! pic.twitter.com/bSxLB78Zvs
— Andrade (@AndradeRNegro2) September 17, 2022