A pesquisa PoderData, divulgada nesta sexta-feira (23), mostra que 4 de cada 10, ou seja, 40% dos eleitores do Ciro Gomes (PDT) ainda consideram mudar o voto até o primeiro turno das eleições em 2 de outubro.
O pedetista, alvo da campanha do voto útil, é o candidato com o maior número de eleitores indecisos, tendo apenas 53% dos apoiadores que afirmam não mudar o voto nos próximos dias.
A senadora Simone Tebet (MDB), também alvo da campanha do voto útil, ainda possui um número maior de eleitores convictos de sua decisão do que Ciro. A candidata possui 61% de eleitores convictos contra 26% de indecisos.
A frente de Simone está o ex-presidente Lula (PT), o percentual de eleitores convictos é de 88%, enquanto 7% diz ainda poder mudar o voto por outro candidato.
O candidato campeão de eleitores convictos é o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com apenas 3% de eleitores indecisos e 96% que afirma não mudar o voto até 2 de outubro.
A pesquisa PoderData ouviu, por telefone, 3.500 eleitores entre os dias 18 e 20 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais. Contratada pelo site Poder360 em parceria editorial com a TV Cultura, o levantamento foi registrado como o BR-00407/2022 na Justiça Eleitoral.