Ultradireita vence na Itália e pode assumir governo pela primeira vez desde Mussolini

Atualizado em 25 de setembro de 2022 às 19:51
Deputada Giorgia Meloni. Foto: Reprodução

A líder do partido pós-fascista Irmãos da Itália, Giorgia Meloni, antieuropeia e nacionalista, está prestes a se tornar primeira-ministra após as eleições deste domingo (25), segundo pesquisas de boca de urna.

De acordo com a emissora italiana RAI, a chapa formada pelo partidos Irmãos da Itália, de Meloni, Liga, de Matteo Salvini, e Força, Itália, de Silvio Berlusconi, deve reunir 42,2% dos votos. Assim, a aliança pode obter a maioria nas duas Casas, sem precisar negociar com outras forças.

Se confirmada a projeção, o Irmãos da Itália, com 24,6%, fica na frente e indicará o nome do premiê, conforme pacto entre os líderes. Assim, Meloni se tornará a primeira mulher chefe de governo da Itália e a primeira política da ultradireita no poder desde o ditador Benito Mussolini, que ficou no posto entre 1922 e 1943 até ser deposto, morto e ter o corpo arrastado pelas ruas pela população italiana.

Admiradora de Mussolini desde a juventude, Meloni é conhecida por sua linguagem direta desde seus anos como líder estudantil em Roma.

Com informações da Folha de S.Paulo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link