A líder do partido pós-fascista Irmãos da Itália, Giorgia Meloni, antieuropeia e nacionalista, está prestes a se tornar primeira-ministra após as eleições deste domingo (25), segundo pesquisas de boca de urna.
De acordo com a emissora italiana RAI, a chapa formada pelo partidos Irmãos da Itália, de Meloni, Liga, de Matteo Salvini, e Força, Itália, de Silvio Berlusconi, deve reunir 42,2% dos votos. Assim, a aliança pode obter a maioria nas duas Casas, sem precisar negociar com outras forças.
Se confirmada a projeção, o Irmãos da Itália, com 24,6%, fica na frente e indicará o nome do premiê, conforme pacto entre os líderes. Assim, Meloni se tornará a primeira mulher chefe de governo da Itália e a primeira política da ultradireita no poder desde o ditador Benito Mussolini, que ficou no posto entre 1922 e 1943 até ser deposto, morto e ter o corpo arrastado pelas ruas pela população italiana.
Admiradora de Mussolini desde a juventude, Meloni é conhecida por sua linguagem direta desde seus anos como líder estudantil em Roma.
Com informações da Folha de S.Paulo.