Um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece discursando durante uma sessão da maçonaria viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (4).
Não existe especificação sobre data, mas em seu discurso Bolsonaro fala que está no 7º mandato como deputado federal. Nessa lógica, a produção foi antes de sua vitória nas eleições 2018.
“Nós corremos um risco sério. É a questão da corrupção e da ideologia. Nós temos tudo para sermos uma grande nação”, diz Bolsonaro no vídeo.
?EITA! Vídeo de Bolsonaro na maçonaria vem à tona. A sociedade discreta tem como membros, Carla Zambelli, Jorginho Mello, entre outros apoiadores de Bolsonaro. Envolvimento com Maçonaria é proibido pelo código de direito canônico da Igreja Católica. pic.twitter.com/9oWqJDJdun
— poponze (@poponze) October 4, 2022
No mês passado, de acordo com a coluna Radar, da Veja, o presidente participou do 2º Encontro de Lideranças Empresariais Maçônicas, em São Paulo. A rodada de negócios, reuniu cerca de 1.200 empresários em uma “oportunidade única de encontrar parceiros comerciais, clientes e fornecedores”.
A situação é polêmica porque se envolver com a maçonaria é considerado proibido pela Igreja Católica e mal visto por muitos evangélicos, importante eleitorado nessas eleições 2022.
Carla Zambelli é maçom e celebrou a cerimônia de seu casamento na loja maçônica Grande Oriente do Brasil, em Brasília. Sergio Moro foi o padrinho. Estiveram na festa Abraham Weintraub, Ernesto Araujo, Michele Bolsonaro, Regina Duarte e Alexandre Garcia. O marido de Carla, coronel Aguinaldo, é maçom.
O tema das mulheres e a maçonaria é complexo e sem uma explicação fácil. Tradicionalmente, as pessoas admitidas como membros de uma loja devem homens. No entanto, embora muitas pessoas não saibam, sociedades maçons formadas por mulheres existem há mais de 100 anos.
No Brasil, existem diversas Lojas maçônicas mistas, por exemplo a “Ordem Maçônica Mista Internacional Le Droit Humain”, a “Grande Loja Maçônica Mista do Brasil – GLMMB”, a “Honorável Ordem da co-Maçonaria Americana – The American Federation of Humain Rights” e a “Grande Loja da Maçonaria Egípcia no Brasil”.
O vice-presidente Hamilton Mourão, que acaba de ser eleito senador pelo Rio Grande do Sul, também já alcançou o grau mais alto da maçonaria. Ele saltou do nível quatro para o 33 e tornou-se grande inspetor-geral da ordem em 2019, na cidade de Ijuí (RS). A informação consta do site oficial da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia. O deputado Jorginho Mello também é maçom