O presidente do PSD Gilberto Kassab autorizou o senador Otto Alencar (PSD-BA) a buscar apoio de lideranças do partido à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 2º turno, informa a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo.
O objetivo de Kassab e Alencar é formar uma frente pró-Lula dentro do PSD, atraindo assim o apoio de prefeitos e deputados estaduais. Os senadores Omar Aziz (AM) e Alexandre Silveira (MG), que estiveram com o candidato petista desde o primeiro turno, já indicaram apoio à iniciativa. Eduardo Paes, prefeito do Rio, também deve se juntar à articulação em breve.
Oficialmente, no entanto, o PSD deve se declarar neutro na corrida presidencial, já que conta com o apoio de nomes importantes dentro e fora do partido ligados a Bolsonaro, como Ratinho Jr., reeleito governador no Paraná, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), adversário de Fernando Haddad (PT) em São Paulo.
O PSD elegeu 42 deputados no último domingo (2), e será um partido importante na formação da futura base governista no Congresso Nacional.