A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (7) aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem mais votos herdados de Ciro Gomes (PDT) do que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o levantamento, mesmo com o apoio formal do PDT e de Ciro ao petista, o atual chefe do Executivo é o preferido de 42% dos eleitores de Ciro no segundo turno, enquanto 31% preferem Lula.
Entre os eleitores de Simone Tebet (MDB), que também declarou voto ao candidato do PT, há equilíbrio. Lula recebe 31% dos votos de Tebet; Bolsonaro tem 29%.
No primeiro turno, Tebet ficou em terceiro lugar com 4,2% dos votos. Já Ciro ficou em quarto com 3%. Após fazer duras críticas a Lula no primeiro turno, Ciro anunciou, que seguiria a posição do seu partido e apoiaria o petista.
Tebet, por sua vez, entrou na campanha petista com tudo. Depois de declarar voto em Lula, ela encontrou com o petista hoje em São Paulo. A senadora afirmou ter “o compromisso não apenas do meu voto, mas o meu total apoio à sua campanha, e ao seu governo”.
O Datafolha entrevistou 2.884 eleitores entre os dias 5 e 7 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o número de registro no TSE é o BR-02012/2022.