Durante a gestão de Tarcísio de Freitas no Ministério da Infraestrutura, as rodovias brasileiras pioraram. Ele foi titular da pasta de 2019 até março deste ano e, neste período, a quantidade de estradas federais em situação insatisfatória foi de 48,4% para 55,9% em todo o país. A informação é do Intercept Brasil.
O candidato bolsonarista ao governo do estado de São Paulo é chamado de “Tarcisão dos Asfalto” por apoiadores e elogiado por ser um gestor público “técnico”. Relatórios da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostram que ele levou o investimento do governo federal em transportes ao pior nível em uma década.
Ao fim de 2021, foram avaliados 109.103 quilômetros de rodovias pavimentadas. Delas, 61,8% foram consideradas regulares, ruins ou péssimas. Antes da posse de Tarcísio, no final de 2018, 57% das rodovias estavam na mesma situação.
A avaliação geral, segundo a CNT, piorou por conta das condições das rodovias administradas pelo poder público. Em 2018, as que estava sob influência do governo federal ou de governos estaduais, eram 65,2%. Três anos depois, o percentual foi para 71,8%.
No período, o número de estradas classificadas como péssimas pela CNT foi de 24 para 68.