Quase metade dos brasileiros têm voto influenciado por familiares e amigos, diz Ipec

Atualizado em 11 de outubro de 2022 às 6:40
Urna eletrônica modelo 2020, que foi usada nas eleições de outubro deste ano. Foto: Reprodução/TSE

Pesquisa IPEC divulgada nesta terça-feira (11) revela que conversas com familiares e amigos foram determinantes para a decisão do voto no 1º turno das eleições presidenciais. Cerca de 49% do eleitorado – quase a sua metade – afirmaram que elas impactaram a sua escolha. Desempenho nos debates (47%) e programa eleitoal (30%) foram apontados como os outros dois fatores mais relevantes.

A troca de ideias com amigos e familiares foi decisiva especialmente em três grupos: jovens de 16 a 24 anos (58%), pessoas com renda familiar acima de cinco salários mínimos (54%) e evangélicos (53%).

Já os que dizem ter sido afetado pelo desempenho do candidato no debate cresce entre pessoas com ensino médio (53%), de idade entre 25 e 35 anos (53%), moradores da região Sul (52%), e pessoas com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos (51%).

Veja os dados (O eleitor poderia escolher até 3 opções)

Conversa com família e amigos sobre os candidatos: 49%

Desempenho do seu candidato no debate: 47%

Programa eleitoral do seu candidato: 30%

Notícias sobre os candidatos na TV, rádio ou jornais: 29%

Pesquisa eleitoral divulgada com a intenção de voto dos candidatos: 16%

Mensagens recebidas ou posts a favor do seu candidato nas redes sociais: 9%

Mensagens recebidas ou posts contra o candidato adversário nas redes sociais: 7%

Nenhum destes/Outros: 21%

Não sabe/Não respondeu: 4%

Pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 8 e 10 de outubro em 130 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o código Nº 02853/2022.

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