Ipec-SP: Tarcísio tem 5 pontos de vantagem sobre Haddad

Atualizado em 11 de outubro de 2022 às 20:11
Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad
Fotos: Reprodução

A Pesquisa Ipec, divulgada nesta terça-feira (11) mostra os índices de intenção de voto para governador de São Paulo. O candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem 46%, estando 5 pontos à frente do candidato do PT, Fernando Haddad, que aparece com 41%. Este é o primeiro levantamento do instituto após o primeiro turno das eleições.

Entre os eleitores paulistas, 84% afirmam que a decisão do seu voto é definitiva e 16% declaram que ainda pensam em mudar de candidato até o dia da eleição. Na pergunta espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, os que dizem que pretendem votar em branco ou nulo totalizam 11%. Os indecisos são 23% e essa proporção de eleitores pode trazer movimentações de última hora, segundo o Ipec.

Tarcísio tem destaque entre os eleitores homens (52%) que ficam à frente das mulheres (41%) nas intenções de votos. Em relação à renda familiar, o ex-ministro da Infraestrutura tem vantagem entre os eleitores com ganho superior a 5 salários mínimos (54%) em comparação aos que têm renda de até 1 salário mínimo (37%). Entre os evangélicos, o candidato tem 62%.

Já Haddad, tem maior apoio das mulheres (45%), na comparação com homens (35%). Eleitores com renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (52%) também preferem o ex-prefeito de São Paulo. Em relação à religião, entre os católicos o candidato do PT tem 45%, os que se dizem sem religião ou com outra religião que não católica ou evangélica são 49% e evangélicos são 28%.

Foram entrevistadas 2.000 pessoas entre os dias 9 e 11 de outubro em 84 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-03658/2022.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link