O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (14), durante visita a Pernambuco, que nenhum chefe do Executivo usou a máquina pública em uma campanha como o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que ele perderá a disputa mesmo assim.
“Ele pode gastar o que ele quiser, está dado. O destino do Bolsonaro está traçado, ele vai ter que ter humildade e, no dia primeiro de janeiro, colocar a faixa no meu pescoço”, afirmou Lula, em entrevista pouco antes de um ato em Recife.
O petista disse que “nunca antes na história do Brasil” um presidente usou tanto a máquina pública para tentar ganhar as eleições. “Se somados todos os presidentes da República, todos juntos não gastaram a metade do que o Bolsonaro está gastando hoje.”
Lula afirmou que o atual presidente mente em sua campanha e criticou o uso de obras iniciadas durante as gestões petistas, como a transposição do rio São Francisco, como legados do governo Bolsonaro.
O ato de Lula no Recife ocorre um dia depois de Bolsonaro visitar a cidade e fazer discurso para um público esvaziado. “Seria até bom alguém ligar para ele para ele ligar a televisão e ver a nossa caminhada”, disse o petista.
O evento encerra a semana de Lula no Nordeste, que é o principal reduto político do PT. O ex-presidente esteve em Salvador (BA), Aracaju (SE) e Maceió (AL). No primeiro turno, o petista teve 65,27% dos votos válidos no estado, contra 29,91% de Bolsonaro.
Veja o vídeo:
?ELEIÇÕES: “O destino do Bolsonaro está traçado. Ele vai ter que ter humildade e, no dia 1º de janeiro, colocar a faixa no meu pescoço”, diz Lula durante discurso em Pernambuco.
— CHOQUEI (@choquei) October 14, 2022