Após fala de Bolsonaro em debate, Rodrigo Maia revela “pai do orçamento secreto”

Atualizado em 16 de outubro de 2022 às 22:38
Rodrigo Maia
Foto: Reprodução

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, usou as redes sociais para revelar que não criou o orçamento secreto, conforme disse o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o debate da Band, neste domingo (16), e revelar quem seriam os verdadeiros pais do mecanismo: o próprio presidente Bolsonaro e Luiz Eduardo Ramos, atualmente ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Ao ser questionado sobre o orçamento secreto, Bolsonaro tentou se distanciar do tema dizendo que não tinha “nada a ver” com o mecanismo e que o método teria sido criado por Maia quando ainda presidia a Câmara.

“Eu não tenho nada a ver com esse orçamento secreto. Posso até entender que o parlamento trabalha melhor na distribuição de renda do que nós do lado de cá”, afirmou Bolsonaro. “Eu tenho aqui uma lista preliminar: 13 deputados do PT que receberam recurso desse tal orçamento secreto. […] Eu jamais daria dinheiro para essa turma toda aqui se não tivesse votado comigo, né? Se bem que eu nunca comprei voto de ninguém”, acrescentou.

“Esse orçamento foi criado por Rodrigo Maia, sabidamente uma pessoa que queria tirar poder de mim. Eu queria que fosse verdade, que o orçamento estivesse nas minhas mãos. Eu faria melhor uso dele, pode ter certeza. Como Tarcísio [de Freitas] tem feito em suas obras. O Rogério Marinho”, declarou.

No Twitter, Maia publicou um vídeo afirmando que a declaração de Bolsonaro não é verdadeira. Segundo o ex-presidente da Câmara, as emendas de relator foram criadas pelo próprio chefe do Executivo e por Ramos. O documento assinado por ambos e revelado por Maia mostra a criação do chamado RP9.

“Encaminho a mensagem da criação do RP9, assinada pelo presidente da República e pelo ministro Ramos, são os dois criadores do RP9”, afirmou Maia, que também publicou uma foto do documento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link