Guedes é assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda analisam as principais notícias. Entrevista com o cientista político Alberto Carlos Almeida. Veja o DCMTV.
Paulo Guedes confirmou que o governo quer desvincular o reajuste do salário mínimo e de aposentadorias do índice de inflação do ano anterior. O ministro da Economia, no entanto, nega que o objetivo seja impedir o ganho real para trabalhadores e pensionistas.
A medida pode ser incluída no texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que está sendo construída para garantir o pagamento do Auxílio Brasil. A manutenção do benefício em R$ 600 depende da aprovação do projeto.
“É claro que vai ter o aumento do salário mínimo e aposentadorias pelo menos igual à inflação, mas pode ser até que seja mais. Quando se fala em desindexar, as pessoas geralmente pensam que vai ser menos que a inflação, mas pode ser o contrário”, disse Guedes em entrevista coletiva.
LEIA MAIS:
2 – Essencial do DCM: SEXTOU com Bemvindo Sequeira
Plano de Guedes
O projeto seria um meio para gerar “correção” do teto de gastos, segundo o ministro, e a tributação de lucros e dividendos pode ser usada como fonte de recursos para pagamento do Auxílio Brasil.
“A PEC que está combinada já de sair, combinada politicamente, com compromissos, é a taxação sobre lucros e dividendos para pagar o Auxílio Brasil. Isso tem que acontecer rápido justamente para garantir o ano que vem”, afirmou.