A economista Monica de Bolle analisou o plano do governo de Jair Bolsonaro (PL) de desvincular o reajuste do salário mínimo e de aposentadorias do índice de inflação. Nas redes sociais, ela publicou um vídeo explicando como ocorre hoje e o que aconteceria caso a medida seja aprovada.
“Hoje funciona assim: o seu salário mínimo, a sua pensão e a sua aposentadoria são reajustados pelo valor da inflação. A inflação hoje está em 7%, se a inflação continuar em 7% em janeiro de 2023, pela medida que o governo Bolsonaro quer fazer de desvincular e não mais reajustar o seu salário, a sua aposentadoria e a sua pensão, o que vai acontecer é que você vai perder, a sua aposentadoria vai perder valor, o seu salário mínimo vai perder valor, a sua pensão vai perder valor”, disse a economista.
“Invés de você receber a sua pensão e a sua aposentadoria reajustados pela inflação, você vai receber uma pensão, uma aposentadoria, no mesmo valor que você recebe hoje. Isso significa que o seu poder de compra, a sua capacidade de comprar o que quer que seja, a sua capacidade de ir ao supermercado, por exemplo, você vai poder comprar muito menos coisas no supermercado do que você compra hoje. Pense antes de votar em um governo que dá com uma mão e tira com a outra”, completou.
Na quinta-feira (20), o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou que o governo estuda a medida, mas negou que isso afete o ganho real dos trabalhadores e pensionistas. Após a repercussão negativa da notícia, o Ministério da Economia informou no início da noite de ontem que a correção será no mínimo pelo índice da inflação.
Veja o vídeo:
https://twitter.com/bollemdb/status/1583481870939226113