Lula pode ter 50% mais comerciais de TV do que Bolsonaro na reta final

Atualizado em 22 de outubro de 2022 às 19:16
Ex-presidente Lula e presidente Bolsonaro durante debate da Band
Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá ter 50% a mais de tempo nos comerciais de propaganda na TV do que o presidente Jair Bolsonaro (PL) no final do segundo turno, com as decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que concederam direitos de respostas para ambos os candidatos.

A corte decidiu neste sábado que o petista poderá veicular 116 vídeos no tempo inicialmente destinado a Bolsonaro. As propagandas poderão ser diferentes entre si e deverão ser distribuídas em 24 inserções exibidas ao longo da programação das emissoras abertas, responsáveis pela transmissão da propaganda eleitoral.

Com a decisão de hoje Bolsonaro, que inicialmente tinha 150 inserções, deverá ficar com 120 nesta última semana de campanha. A conta inclui outras duas decisões sobre pedidos de direito de resposta, do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, uma contra e outra a favor do presidente. No final, Bolsonaro deve ter cerca de 20 inserções por dia.

Lula deve saltar de 150 para 180 inserções de domingo até sexta-feira, uma média de 30 a cada dia. Segundo o jornal O Globo, a estimativa foi confirmada pela própria campanha do petista, que tem 24 horas para enviar o primeiro vídeo com direito de resposta. A campanha de Bolsonaro não se manifestou.

A conta ainda pode mudar, porque há outros pedidos de direitos de respostas apresentados pelos advogados de Bolsonaro que não foram julgados pelo TSE até o momento.

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