O influenciador bolsonarista foragido Allan dos Santos fez um vídeo lamentando a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), e disse que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) está realizando os desejos do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Allan se referia ao fato de o presidente estar tentando se desvincular de Jefferson, chamando-o de “bandido” e “criminoso” após o ex-deputado resistir ao mandado de prisão da Polícia Federal atirando nos agentes e até utilizando uma granada.
Desde o ocorrido deste domingo (23), o presidente vem tentando se desassociar do seu aliado próximo, negando a existência de fotos dos dois juntos e dando declarações mentirosas. Em entrevista, o ex-deputado afirmou ser “amigo próximo” de Bolsonaro.
“Parabéns, Alexandre de Moraes. Eu tenho que reconhecer: você conseguiu colocar patriota contra patriota. Antes eram só os delegados, os policiais. Agora até o Bolsonaro está fazendo o que você quer”, disse.
No registro em vídeo, o foragido defendeu a resistência de Jefferson à ordem judicial e afirmou que os ataques do ex-deputado contra os policiais foram legítimos. Segundo Allan, a ordem de prisão emitida por Moraes era ilegal.
“A vida é um direito que está acima de qualquer constituição, independente de todas as leis do direito impositivo, elas caem quando você tem que defender a própria vida”, afirmou.
“(Moraes) conseguiu fazer com que todo o seu pensamento, todas as suas palavras fossem parar na boca do Bolsonaro, usando a força policial para poder colocar atrás das grades uma pessoa que não cometeu um crime e simplesmente estava protegendo a própria vida”, completou.
Segundo a Folha de S.Paulo, o registou ainda demonstrou como os apoiadores de Bolsonaro estão divididos e confusos sobre os posicionamentos no caso. Enquanto alguns seguem o presidente e se mostraram contra os ataques de Jefferson, uma ala mais extremista concordou com as ações do ex-deputado e direcionaram críticas ao STF.
Allan dos Santos, que há mais de um ano é foragido da Justiça brasileira, atualmente está nos Estados Unidos, de onde grava seus vídeos e continua atuando como influenciador de extrema-direita.
A prisão do blogueiro foi determinada por Moraes em 21 de outubro de 2021, a pedido da PF. Mesmo com um pedido de extradição, o bolsonarista continua foragido.
O influenciador é investigado em dois inquéritos no STF. Em um deles, há apuração de ameaças a ministros do tribunal e disseminação de conteúdos falsos nas redes sociais e no outro há investigações sobre o financiamento de atos antidemocráticos.
Veja o vídeo:
? PF encontra arsenal de armas e munição com Roberto Jefferson.
Policiais que cumpriram mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes descobriram os armamentos na casa do ex-deputado.
Leia na coluna Na Mira: https://t.co/zsDObmAbDv pic.twitter.com/HFexONBnR8
— Metrópoles (@Metropoles) October 24, 2022