Na manhã desta terça-feira (25), a cinco dias do segundo turno, foi divulgada a nova pesquisa telefônica do Ipespe em parceria com a Abrapel. O levantamento mostra o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com seis pontos de vantagem sobre seu principal adversário nas eleições deste ano, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).
A diferença entre os dois, ainda assim, está dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou menos, o que configura um empate técnico.
Na intenção de votos para o segundo turno, os dois candidatos mantiveram os resultados da pesquisa anterior, a Ipespe divulgada na tarde desta terça-feira (18).
Já na intenção de voto espontânea, em relação à última pesquisa, os dois candidatos cresceram 1 ponto percentual, e houve uma queda de dois pontos para o público que respondeu que votaria na categoria “Nenhum/Branco/Nulo”.
O aumento de um ponto percentual para os candidatos também foi visto na intenção de voto estimulado, que aponta a mesma queda de dois pontos percentuais.
Já na percepção de voto dos eleitores, o presidente teve uma queda de 1 ponto nos eleitores que decidiram que “Com certeza votará”, e um aumento de, também, 1 ponto para os eleitores que “Não votará de jeito nenhum”.
Por outro lado, o petista manteve o mesmo número em relação a última eleição, e teve a queda de apenas 1 ponto aos eleitores que “Poderá votar”, e ainda assim, mantém vantagem contra Bolsonaro.
A pesquisa telefônica ouviu 1.110 eleitores, entre os dias 22 e 24 de outubro. Tem uma margem de erro de três pontos. O levantamento está registrado no TSE sob o protocolo BR-08044/2022.