Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27) mostra que o ex-presidente Lula (PT) ampliou a vantagem que tinha para Jair Bolsonaro (PL) entre eleitores beneficiados pelo Auxílio Brasil.
61% dos entrevistados que recebem ou moram com alguém que é beneficiário do programa dizem que votarão no candidato petista no segundo turno. Na sondagem anterior, realizada há uma semana, a marca era de 56%.
Já a preferência pelo atual mandatário regrediu de 40% para 34% nesse intervalo. A margem de erro é de quatro pontos percentuais neste grupo específico do eleitorado.
Já quando se trata de votos válidos, Lula (PT) passou de 58% na semana passada para 64%. Bolsonaro (PL) registrou 36%, seis pontos percentuais a menos em relação ao último levantamento.
O Datafolha também mostrou que o presidenciável do PT ampliou a vantagem entre os mais pobres, ou seja, a parcela do eleitorado com renda familiar de até dois salários mínimos (R$ 2.424). A diferença agora em relação a Bolsonaro (PL) é de 28 pontos percentuais.
O instituto ouviu 4.580 pessoas em 252 municípios entre os dias 25 e 27 de outubro. A pesquisa está registrada sob o código BR-04208/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).