Foi determinado pela 4ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, nesta sexta-feira (28), que o governador Romeu Zema (Novo) ofereça transporte gratuito para a população da região metropolitana de BH no próximo domingo (30), quando acontece o segundo turno das eleições, segundo a colunista da Folha de S.Paulo, Mônica Bergamo.
“A concessão de gratuidade do transporte público pelo poder público no segundo turno das eleições presidenciais nada mais é do que a consecução, na prática, da garantia de que todos os votos são iguais, vez que possibilitará a todo e qualquer indivíduo exercer plenamente a sua cidadania”, diz a juíza Janete Gomes Moreira.
A decisão vale para os ônibus intermunicipais e não contempla a liberação do passe livre no metrô. A advogada Letícia Lacerda de Castro afirma que vai recorrer à Justiça Federal para que o metrô também tenha catraca livre. Ela é representante de Francisco de Assis Maciel, presidente da Associação de Usuários de Transporte Coletivo da Grande BH e autor da ação popular que pedia a concessão do passe livre na região metropolitana.
O prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), que apoia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já havia decretado a gratuidade do transporte público na cidade.
Já o governador Romeu Zema, que é aliado de Jair Bolsonaro (PL), se negava a conceder o passe livre nos ônibus intermunicipais.