Gaviões é assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda analisam as principais notícias. Entrevista com o educador Daniel Cara. Veja o DCMTV.
Na noite desta terça-feira (1º), torcedores do Corinthians desbloquearam um trecho da Marginal Tietê, na altura da Ponte das Bandeiras, em São Paulo. O local estava bloqueado por simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PL) em protesto a derrota do ex-capitão no segundo turno das eleições.
Nos vídeos que circulam pelas redes sociais é possível ver os apoiadores do chefe do Executivo saindo rapidamente do local com seus carros após a chegada do grupo de corintianos.
Após os torcedores desbloquearem a via, uma parte dos corintianos grita “democracia” e pendura uma bandeira no alto da ponte com a frase: “Somos pela democracia”. Após a liberação do trecho eles também soltaram rojões.
Reação
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal decidiu que as polícias, tanto Rodoviária Federal quanto as militares dos estados, deveriam agir para desbloquear os trechos. O ministro Alexandre de Moraes reforçou, inclusive, que PMs também podem desbloquear vias federais, multar e prender responsáveis.
Desde domingo (30), simpatizantes do ex-capitão estão bloqueando o fluxo em vias por todo o país, contra a derrota do atual presidente. O candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu a disputa presidencial com 50,9% dos votos válidos contra 49,1% do chefe do Executivo.
Não apenas a Gaviões da Fiel, mas outras torcidas organizadas também agiram de forma efetiva para desbloquearem as estradas obstruídas pelos bolsonaristas inconformados com o resultado das eleições.
A Galoucura, torcida organizada do Atlético Mineiro, foi uma das primeiras nesse movimento.