Na manhã desta quarta-feira (2), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma postagem em seu perfil do Twitter indicando livros e filmes para quem não conseguiu aproveitar o feriado viajando, em meio aos protestos golpistas nas estradas. O petista indicou dois livros, dentre seus preferidos, e um filme.
Os livros indicados pelo presidente Lula foram “Torto Arado”, fenômeno editorial escrito por Itamar Vieira Junior que ganhou com a obra os prêmios Leya, Jabuti e Oceanos. E o segundo livro foi “Um Defeito de Cor”, de Ana Maria Gonçalves, que conquistou o prêmio Casa de las Américas.
O romance épico “Torto Arado”, conta a história de duas irmãs no sertão baiano, que trata de ancestralidade e racismo, e com a vitória em dois prêmios em 2020 vendeu mais que livros de autoajuda e investimentos.
Já o livro escrito por Ana Maria Gonçalves conta a história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca de um filho perdido. Ao longo da travessia, ela conta sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão.
Como nem todo mundo pode nesse feriado pegar uma estrada e viajar, a #EquipeLula gostaria de indicar dois livros, dos preferidos do presidente Lula. pic.twitter.com/6LZYhlnmDn
— Lula (@LulaOficial) November 2, 2022
A sugestão de filme é “Que Horas Ela Volta?”, em que a apresentadora e atriz Regina Casé interpreta uma empregada doméstica que trabalha na casa de uma família de elite.
“Quem quiser um filme, pode relembrar a época em que os filhos das empregadas e trabalhadores estavam chegando pela primeira vez na universidade”, publicou o presidente eleito.
Os internautas gostaram da iniciativa do petista, e suas indicações tiveram grande aceitação nas redes sociais. No Twitter, o termo “Torto Arado” alcançou mais de 2,5 mil menções.
E quem quiser um filme, pode relembrar a época em que os filhos das empregadas e trabalhadores estavam chegando pela primeira vez na universidade. #EquipeLula pic.twitter.com/Jb00zelz2G
— Lula (@LulaOficial) November 2, 2022
Veja a repercussão:
Um presidente que coloca cultura brasileira no TT Brasil, bicho. “Torto Arado”, do grande Itamar Vieira Júnior, é fenomenal ? pic.twitter.com/xqEuxqyUQr
— Jeff Nascimento (@jnascim) November 2, 2022
Torto Arado é uma história linda. Recomendo. https://t.co/BHMPQj2dkG
— Victor Osório (https://ursal.zone/@vepo) (@vepo) November 2, 2022
Torto Arado, de Itamar Viera Junior, deveria ser lido por todos os brasileiros. Revela o Brasil que a todo tempo tenta ser escondido pelo racismo e pela violência bruta! https://t.co/seZIYwA4nt
— Diogo Cabral (@Diogotapuio) November 2, 2022
Torto arado tem uma das minhas citações prediletas da vida https://t.co/P2bNC3PEHG pic.twitter.com/DwFozcZ4YN
— lajes (@camillajes3) November 2, 2022
Dois gênios brasileiros, Ana Maria e Itamar, são as indicações de leitura do presidente eleito.
Entendem o abismo de diferença?
Um defeito de cor e Torto Arado são imprescindíveis à compreensão do Brasil.Votamos certíssimo. https://t.co/oIhdMhy5mS
— Aline Passos (@linpjs) November 2, 2022
https://twitter.com/rainha_absurdo/status/1587813813281513472?s=20&t=-16MMgOhJqhpEf1ksQDIoA
Hoje @LulaOficial já indicou o fime "que horas ela volta" e os livros "defeito de cor" e "torto arado" … valorizar a cultura nacional é o patriotismo que importa.
— RAFAEL NESPOLI (@rafanespoli) November 2, 2022
Lula: Torto arado
Bolsonaro: A verdade sufocadaComo é bom ter um presidente de vdd de volta, né meus amores? https://t.co/E4T6a2QlYr
— Luan Gomes (@luanufal) November 2, 2022