Confederação Israelita cobra punição a bolsonaristas nazistas de bloqueio em SC

Atualizado em 2 de novembro de 2022 às 16:39
Bolsonaristas fazem saudação nazista durante protesto contra o resultado da eleição
Foto: Reprodução

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) publicou uma nota, nesta quarta-feira (2), pedindo que as saudações nazistas feitas por bolsonaristas durante protesto em São Miguel do Oeste, Santa Catarina, sejam investigadas pelas autoridades e pela sociedade como um todo.

Segundo a Confederação, a sociedade brasileira não pode tolerar posturas como essa, pois o nazismo “prega e pratica a morte e a destruição”.

“As imagens de manifestantes fazendo saudações nazistas em protesto em Santa Catarina são repugnantes e precisam ser investigadas e condenadas com veemência pelas autoridades e pela sociedade como um todo. O nazismo prega e pratica a morte e a destruição. A sociedade brasileira não pode tolerar posturas como essa. Fazer esse gesto vestindo camisa da seleção brasileira é também uma ofensa às nossas Forças Armadas, que lutaram bravamente contra as forças nazistas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial”, diz a nota.

 Além da Conib, a organização Judeus pela Democracia também se manifestou sobre o gesto nazista feito por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). Por meio das redes sociais a instituição disse que não há justificativa ou “desculpa esfarrapada” para o gesto. A entidade também disse aos apoiadores do presidente que “se eles não são nazistas, estão lutando ao lado deles”.

“Agora eles estão fazendo saudação nazista no hino nacional? É isso mesmo? Daqui a pouco vem gente aqui justificar, inventar desculpa esfarrapada e dizer que estamos inventando. Foi assim com Alvim, covid, os lemas fascistas, o copo de leite, os gestos alt-right. Aos bolsonaristas, reconheçam: se vocês não são nazistas, estão lutando do lado deles”, declarou.

Os manifestantes bolsonaristas fizeram a saudação nazista durante um protesto contra o resultado das urnas que definiu a derrota de Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial.

Quem faz gestos nazistas pode ser preso pelo crime de racismo no Brasil e cumprir pena de reclusão. A punição é resultado da Lei 7.716/1989, que tem penalidade específica para uso de símbolos ligados ao nazismo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link