O Partido dos Trabalhadores (PT) convidou os economistas André Lara Resende, Pérsio Arida e Guilherme Mello para integrar a equipe responsável pela transição de poder entre o governo Bolsonaro e o futuro governo Lula.
André Lara Resende e Guilherme Mello já confirmaram presença no grupo que discutirá temas econômicos. Pérsio Arida ainda avalia a possibilidade. O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin atua junto a Arida para que ele aceite o convite.
A lei prevê que a equipe de transição seja composta por 50 pessoas, além de voluntários.
A expectativa do PT é que economistas liberais participem da transição e possam eventualmente ocupar cargos no terceiro governo Lula. Essa seria uma forma de levar a ideia de “frente ampla” presente na campanha até a Esplanada dos Ministérios.
Lula ainda não indicou os nomes para as pastas da Fazenda ou do Planejamento, mas tem comentado com aliados que a política econômica de seu governo precisa contar com nomes de fora do partido.
Formuladores do Plano Real, André Lara Resende e Pérsio Arida declararam voto em Lula. Guilherme Melo, por sua vez, integra a Fundação Perseu Abramo, entidade de pesquisa ligada ao PT, e esteve à frente da área econômica durante a campanha.