Uma estudante do Ensino Médio do Colégio Farroupilha de Porto Alegre foi alvo de xingamentos por colegas após comemorar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial em um grupo de WhatsApp de uma turma do terceiro ano.
Depois de enviar um áudio celebrando a vitória do petista sobre Jair Bolsonaro (PL), a estudante foi chamada de “chinela” e “nojenta”. Alguns colegas lembraram sua condição de bolsista para ameaçá-la: “Vamos cortar tua bolsa”, “Aqui não é teu lugar”.
À GaúchaZH, a mãe da estudante afirmou que as ofensas contra a filha não tem relação com o direito à liberdade de expressão. “Isso é falta de caráter, não questão de opinião. Eles acham que têm poder porque têm dinheiro”, afirmou. Ela registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Combate à Intolerância da capital gaúcha.
O Ministério Público (MP) informou que recebeu a denúncia e que investigará o caso. O órgão solicitou que a instituição de ensino preste esclarecimentos sobre quais providências foram adotadas diante do ato de violência.
O Colégio Farroupilha emitiu nota, nesta sexta-feira (4), afirmando que repudia atos de intolerância e discriminação. “Lamentamos que o atual momento de tensionamento vivenciado pela sociedade reflita no ambiente escolar. Nessa perspectiva, nos comprometemos a trabalhar fortemente para que a boa convivência, o respeito às diferenças e a ética sigam priorizados em nossa prática pedagógica.”