O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciou novos nomes, nesta quinta-feira (10), que vão integrar a equipe de transição de governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas áreas de comunicação, direitos humanos, mulheres, indústria e comércio, igualdade racial e planejamento. Entre os nomes escolhidos estão o advogado Silvio Almeida e a escritora Anielle Franco, irmã de Marielle Franco.
Na área de comunicações fazem parte o ex-ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o ex-deputado federal Jorge Bittar, César Álvares e Alessandra Orofino.
No grupo que tratará dos direitos humanos estão a ex-deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), o advogado Silvio Almeida, Janaína Barbosa de Oliveira, Rubens Linhares Mendonça Lopes e o deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP).
Silvio Almeida é uma das principais vozes antirracistas no país e pode ser um nome cotado para ministro de Lula caso a pasta da Justiça seja desmembrada da Segurança Pública.
No grupo que cuidará do planejamento, estão o ex-ministro Guido Mantega, o deputado federal Enio Verri (PT-RS), Esther Duek e Antônio Lacerda. Já para o grupo de indústria e comércio, foram escolhidos Germano Rigotto, Jackson Schneider, Rafael Lucchesi, Marcelo Ramos, Tatiana Conceição, Paulo Tarciso Okamotto, Paulo Roberto Feldmann e André Ceciliano.
Entre os que vão discutir políticas para mulheres, estão a irmã da vereadora do Rio assassinada Marielle Franco, a escritora Anielle Franco, Roseli Faria, Roberta Eugênio, Maria Helena Guarezi, Eleonora Menicucci e Aparecida Gonçalves.
Na área de igualdade racial, foram escolhidos Nilma Lino Gomes, a ex-ministra Givânia Maria Silva, Douglas Belchior, Tiago Tobias, Ieda Leal, Martius das Chagas e Preta Ferreira.
Veja como foi a entrevista: