O presidente da China, Xi Jinping, deu uma bronca no primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, após ele vazar à imprensa os assuntos que foram tratados em uma reunião bilateral informal entre os dois chefes de Estado. A discussão ocorreu durante encontro da cúpula do G20, em Bali, na Indonésia.
“Tudo o que falamos vazou [para imprensa]. Isso não é apropriado, não é assim que nós atuamos. Se você for honesto, devemos nos comunicar com respeito mútuo”, disse Xi Jinping, conforme a tradução simultânea do intérprete.
O premiê do Canadá rebateu o presidente chinês dizendo que “no Canadá, acreditamos em um diálogo livre e franco” e que gostaria de trabalhar construtivamente com a China, mas que poderia haver pontos de discordância. Xi Jinping não deixou claro se concordava, mas afirmou que seria necessário “primeiro criar as condições para isso”.
Após a discussão, os dois se despediram com um aperto de mãos. O vídeo do momento viralizou nas redes e internautas comentaram sobre a discussão, especialmente por ser rara uma indisposição pública entre mandatários.
Segundo o canal canadense CBC, Trudeau falou, em coletiva de imprensa depois que o vídeo foi divulgado, que a reunião com Xi Jinping era sobre a invasão russa na Ucrânia, a Coreia do Norte e a realização da COP15 em Montréal. O governo chinês não se pronunciou sobre o encontro.
O primeiro-ministro canadense ainda destacou que ambos conversaram num encontro informal. “Não vou deixar de ser franco com os canadenses, mesmo quando discutimos assuntos importantes e às vezes delicados. Conseguir o equilíbrio certo entre ser aberto sobre divergências e questões que levantamos, e ao mesmo tempo ser capaz de trabalhar de forma construtiva, é algo que as pessoas precisam entender. É o que os canadenses sempre farão”, declarou.
Veja o vídeo:
Maluco, o Trudeau tomou um esculacho do Xi Jinping, não sabe nem onde é a frente dele maispic.twitter.com/3cJ4Q73X6o
— Felipe Durante (@fedurante) November 16, 2022