O Google e o Facebook quebraram os próprios recordes de faturamento e ganharam quase R$ 250 milhões com as eleições brasileiras em 2022. De acordo com números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as duas empresas foram as que mais faturaram no pleito desse ano.
O Facebook, que distribuiu as propagandas de mais de 5,4 mil candidaturas, recebeu R$ 123,7 milhões das campanhas, um aumento de cinco vezes em relação a 2018. Já o Google arrecadou R$ 125,3 milhões, atendendo a quase 1,9 mil candidatos, 18 vezes mais do que a disputa de quatro anos atrás.
O número de candidaturas que decidiu investir em impulsionamento de conteúdo aumentou nas duas plataformas entre as eleições de 2018 e 2022. O Facebook, que havia prestado serviço para 2.352 candidatos há quatro anos, mais do que dobrou a clientela. O Google, por sua vez, multiplicou essa base em mais de seis vezes: passou de 278 campanhas atendidas em 2018 para 1.882 neste ano.