Em sua primeira fala a apoiadores desde a eleição, o presidente Jair Bolsonaro disse que é “o chefe supremo das Forças Armadas”. O pronunciamento ocorreu no Palácio da Alvorada, sua residência oficial.
“A missão de cada um de nos aqui não é criticar, é unir. Muitas vezes vocês têm informações que não procedem, e pelo cansaço, pela angústia, pelo momento, passam a criticar” disse Bolsonaro. “Tenho certeza entre as minhas funções garantidas na Constituição, é ser o chefe supremo das Forças Armadas”
Desde a confirmação da derrota nas urnas, seus apoiadores estão realizando protestos golpistas país afora. São movimentos que iniciaram-se fechando rodovias e, depois, partiram para as portas de quarteis com apelos de “intervenção federal” e para que as Forças Armadas “salvem o Brasil”.
Bolsonaro disse ainda que foi lá falar com seus eleitores por dever “lealdade ao povo brasileiro” e que durante seu mandato anos ocorreu o despertar do “patriotismo” no paíos e que “o povo voltou a admirar a sua bandeira”. O presidente disse também que “não é fácil enfrentar todo um sistema”.
Tentando justificar seu sumiço, tanto real quanto virtual, o candidato falou que ficou em silêncio pois tudo que dissesse “seria deturpado”. Além disso, Bolsonaro repetiu um de seus chavões sobre a liberdade ser “mais importante que a própria vida” e que “se algo der errado é porque eu perdi a minha liderança.”
Abaixo, o vídeo: