Camilo Santana aceita convite para ser Ministro da Educação e se reunirá com Lula

Atualizado em 16 de dezembro de 2022 às 7:27
Camilo Santana (PT) e Lula. Foto: Reprodução/PT/Ricardo Stuckert

O ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT) decidiu aceitar o convite feito por Lula para assumir o Ministério da Educação (MEC) a partir do ano que vem, afirmaram fontes próximas. Os dois devem se reunir em breve, de acordo com o jornal Valor Econômico.

Nos bastidores, Santana havia demonstrado interesse de comandar o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o nome cotado por Lula para o MEC era o de Izolda Cela (sem partido, ex-PDT), que foi vice de Camilo Santana e é a governador em exercício do Ceará. O próprio Santana defendia o nome de Izolda para o cargo. No entanto, houve resistência do PT por ela não ser filiada à legenda. A solução encontrada foi de nomear Santana como ministro. Izolda deve ser a secretária-executiva da pasta.

O convite ao ex-governador do Ceará já havia sido feito na segunda-feira (12), antes da cerimônia de diplomação de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ocasião, Camilo Santana teria dito que estaria pronto para cumprir missões delegadas pelo presidente eleito. Ele integrou o grupo técnico de transição na área de Desenvolvimento Regional.

Santana foi o senador eleito com maior percentual de votos no Brasil. Ele tem como padrinhos políticos locais os irmãos Ciro e Cid Gomes e governou o Ceará de 2015 a 2022, tendo deixado o cargo com alto índice de popularidade em abril desse ano para disputar as eleições.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link