Governo Lula: Tebet pode ocupar o Ministério das Cidades após racha no MDB

Atualizado em 23 de dezembro de 2022 às 6:58
A senadora Simone Tebet – Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

Nesta quinta-feira (22), em uma reunião com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com as lideranças do MDB, foi decidido que além da senadora Simone Tebet (MS), a sigla terá mais dois ministérios no governo petista.

De acordo com informações do Globo, uma disputa interna na bancada do partido na Câmara, a quem coube a indicação para a pasta das Cidades, pode acabar sendo resolvida com a indicação de Tebet para o Ministério. O PT já havia destacado que prefere Tebet no Meio Ambiente.

O deputado federal José Priante (PA) era o favorito para a vaga, porém, sofre resistência. Diante disso, o governador reeleito Helder Barbalho (PA), irá se reunir nesta sexta-feira (23) com o líder do partido na Câmara, deputado Isnaldo Bulhões Jr (AL), para tentar chegar a um consenso.

Lula, por sua vez, já afirmou que Tebet será sua ministra, mas que ele irá oferecer à senadora os ministérios do Meio Ambiente ou do Planejamento. Entre as duas pastas, a emedebista já indicou que, prefere o Meio Ambiente. E, apesar de agradar lideranças do MDB, Tebet disse que é “zero” a chance dela aceitar o Ministério do Planejamento.

O presidente eleito e a parlamentar irão se encontrar nessa sexta-feira (23) para decidir qual pasta a senadora ocupará. Além disso, Lula já apontou ao presidente do MDB, deputado federal reeleito Baleia Rossi (SP), que a indicação de Tebet entrará em sua cota pessoal.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link