Sônia Guajajara será a ministra dos Povos Indígenas no governo Lula. Deputada federal eleita, ela teve o nome enviado pela Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) como sugestão para o cargo. O anúncio oficial deve ocorrer nos próximos dias, junto dos nomes dos outros titulares das pastar da próxima gestão. A informação é da Folha de S.Paulo.
A futura ministra chegou a Brasília nesta terça (27), onde será convidada formalmente pelo petista. Ela disputava a pasta com Joênia Wapichana, deputada federal não reeleita, e Weibe Tapeba (PT), vereador de Caucaia (CE).
A definição para o nome do titular da pasta demorou mais que o previsto por discussões acerca do formato que a pasta terá. Lula cogitou criar uma secretaria especial para o assunto no lugar de uma pasta, mas a possibilidade foi rebatida por lideranças indígenas.
O Ministério dos Povos Indígenas deve incorporar a Funai (Fundação Nacional do Índio) e funcionar inicialmente com seu orçamento. A transferência da fundação do Ministério da Justiça para a nova pasta foi um dos entraves para a formulação do organograma.
A Sesai (Secretaria de Saúde Indígena) deve continuar com o Ministério da Saúde. A secretaria é um dos órgãos com maior verba da política indígena e a reorganização do orçamento pode afetar sua operação.