Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto e recebeu a faixa presidencial. O presidente foi empossado neste domingo (1) e já discursou no Congresso Nacional, quando assinou o Termo de Posse.
A faixa foi entregue por seis representantes da sociedade civil organizada, entre eles um indígena (o cacique Raoni); um portador de deficiência, uma mulher negra e uma criança. O objeto passou pelas mãos de cada um deles, que subiram a rampa com o presidente, e foi entregue pela mulher negra.
Segundo a narradora da cerimônia, os representantes são “cidadãos que simbolizam a riqueza e a diversidade do povo brasileiro”. A cadela Resistência subiu junto da primeira-dama, Rosângela Silva.
Antes de participar da etapa do evento, Lula saudou o povo, que acenava a ele em Brasília. O presidente andou no Rolls-Royce presidencial aberto junto de Rosângela Silva, a Janja; Geraldo Alckmin, seu vice, e Lu Alckmin, esposa do vice. O ex-presidente Jair Bolsonaro, que deveria cumprir a tradição de passar a faixa para o novo chefe do Executivo após o fim do mandato, fugiu para os Estados Unidos dois dias antes de acabar sua gestão.
Lula recebe a faixa presidencial pela 3ª vez #UOLNaPosse
? Acompanhe a cobertura completa em https://t.co/lOxO61b8U8 pic.twitter.com/agmEzpeON0
— UOL Notícias (@UOLNoticias) January 1, 2023