Número de pessoas na posse de Lula supera público de ato golpista no 7 de Setembro

Atualizado em 2 de janeiro de 2023 às 15:42
Haviam entre 150 mil e 170 mil pessoas reunidas para acompanhar a posse de Lula
Foto: Reprodução

No domingo (1º), o novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse do cargo, em Brasília. Segundo a estimativa realizada pelo Poder 360, haviam entre 150 mil e 170 mil pessoas reunidas na Praça dos Três Poderes e na Esplanada dos Ministérios.

Para a posse, o PT esperava um público maior de 300 mil pessoas. O número registrado, porém, superou as 71 mil pessoas que estiveram na 1ª posse de Lula, em 2003. O número também superou os aproximadamente 100 mil que estiveram em Brasília, no ato golpista do dia 7 de setembro de 2022, para prestar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A posse de Lula e o 7 de Setembro de Bolsonaro tiveram eventos paralelos para atrair o público. Na posse do petista ocorreu o Festival do Futuro, que reuniu cerca de 40 artistas. Já na celebração do Dia da Independência de 2022, como em todos os anos, houve o tradicional desfile cívico-militar.

Segundo determinação da Polícia Militar do Distrito Federal, a Praça dos Três Poderes teve lotação máxima permitida de 40.000 pessoas para a cerimônia de posse. A polícia fechou o espaço para a entrada de novos apoiadores por volta de 13h.

De acordo com o Poder360, foram analisadas diferentes imagens do evento de posse em momentos de grande concentração de público. A estimativa considerou dados usados na metragem feita pela Defesa Civil de Brasília na 1ª posse de Lula, em 2003. As metodologias para analisar o público da posse de Lula e o 7 de Setembro de Bolsonaro foram as mesmas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link