O vereador bolsonarista Eliel Antônio Alves (PRTB) atacou uma equipe de reportagem da RDC TV em Porto Alegre nesta terça-feira (3). Os jornalistas registravam o fim do acampamento montado na região do Comando Militar do Sul, onde apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizavam em atos golpistas.
A equipe da emissora gravava imagens mostrando a liberação do trânsito na região, com a saída dos bolsonaristas. Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver um grupo se aproximando da equipe. Um homem dá um soco no repórter cinematográfico Jocemar Silva.
Em nota, a emissora lamentou que ataques à imprensa sigam acontecendo e destacou que o cerceamento ao trabalho de jornalistas também é um atentado contra a democracia.
A equipe da RDC TV chamou a Brigada Militar (BM) e registrou ocorrência por agressão na 1ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre. O 9º Batalhão de Polícia Militar afirma que “estão sendo realizadas buscas para tentar identificar/encontrar quem agiu contra a equipe” da emissora.
Eliel Alves admitiu ser o agressor e disse que acabou perdendo a razão na situação, se arrepende e pede desculpas à vítima: “Não tenho conduta violenta, apesar do acontecido. Não vou negar que fui eu, pois não sou esse tipo de pessoa. O que aconteceu ali foram os ânimos aflorados. Houve uma discussão antes, eu acabei perdendo a razão e acabei agredindo ele com um tapa, não foi um soco, mas não importa, foi uma agressão e me arrependo muito. (…) Como já aconteceu, o máximo que posso fazer é pedir desculpas para o rapaz. (…) Não justifica o que fiz, reconheço que errei e quero me retratar’.
Equipe da RDC TV foi agredida por um BOLSONARISTA no Centro de POA.
QUEREMOS A IDENTIFICAÇÃO DESSE BANDIDO! Caso tenha alguma informação que ajude entre em contato pelo Whats Antifascista (51) 99676 0718. Sigilo garantido.
Toda a nossa solidariedade aos trabalhadores da RDC TV. pic.twitter.com/eDAUMnq2LD
— Leonel Radde (@LeonelRadde) January 3, 2023
Veja a nota da RDC na íntegra:
Equipe da RDC TV foi agredida na tarde desta terça-feira (03), no Centro de Porto Alegre.
Nossa reportagem registrava o momento em que as vias ao lado do Comando Militar do Sul eram desobstruídas, quando um grupo de manifestantes, contrários ao resultado das eleições se aproximou, questionando se possuíam autorização para gravar imagens.
Sem precisar de qualquer tipo de liberação para realizar o trabalho jornalístico em via pública, nossos repórteres ainda tentaram argumentar, mas um dos manifestantes não aceitou os argumentos e agrediu o repórter cinematográfico Jocemar Silva.
A nossa equipe solicitou o apoio da Brigada Militar e foi atendida pelo 9º BPM, inclusive com a presença de seu comandante, Tenente-Coronel Schimdt.
Acompanhados pelos policiais militares, os nossos profissionais foram à 1ª Delegacia de Polícia onde apresentaram todas as imagens, inclusive do criminoso.
A RDC TV lamenta profundamente que ataques à imprensa sigam acontecendo.
A tentativa de cerceamento ao trabalho da imprensa é, em si, um atentado contra a democracia. Assim como já aconteceu há poucos meses, a emissora reafirma seu compromisso com o jornalismo e jamais cederá a qualquer tipo de coação.