O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, vão visitar Araraquara neste domingo (8), após as fortes chuvas atingirem a região e abrirem uma cratera na Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, no Parque São Paulo.
No último dia 28, um temporal abriu a cratera e seis pessoas da mesma família morreram no local. Segundo informações preliminares, a visita de Lula será breve, com aproximadamente 1h30 de duração.
O avião com a comitiva presidencial deve decolar da capital paulista com destino ao aeroporto Bartholomeu de Gusmão às 14h. Na sequência, o presidente deve se reunir com o prefeito Edinho Silva (PT), que irá informá-lo sobre os trabalhos da defesa civil e dos danos na infraestrutura da cidade. Depois, Lula deve vistoriar o ponto afetado.
A assessoria de imprensa da prefeitura de Araraquara e o governo federal confirmaram a visita. O atendimento à imprensa será às 15h30 na Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, no local onde a cratera se abriu.
Na quinta-feira (05), os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés (PDT), e da Cidades, Jader Filho (MDB), visitaram os pontos mais afetados pelas chuvas.
O governo federal reconheceu, na sexta-feira (06), que Araraquara passa por uma situação de emergência. A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao ministério de Integração e Desenvolvimento Regional, foi publicada no Diário Oficial da União.
Durante a visita a Araraquara, o ministro Waldez Goés já havia antecipado que a portaria seria publicada. O estado de emergência facilita a adoção de medidas e garante a obtenção de recursos para atendimento da população afetada.
Segundo o prefeito Edinho Silva, as obras de recuperação dos pontos afetados não devem custar menos de R$ 50 milhões.