Parlamentares do PT se reúnem para instaurar CPI do Golpe

Atualizado em 9 de janeiro de 2023 às 14:37
Terroristas invadem o Congresso Nacional. Foto: Evaristo Sa

Na manhã desta segunda-feira (9), após os atos terroristas em Brasília (DF) neste domingo (8), parlamentares começaram a se articular para protocolar uma solicitação de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), tanto no Senado quanto na Câmara, para apurar os atos de terrorismo.

Os deputados federais Joseildo Ramos (PT), Rogério Correia (PT) e Natália Bonavides (PT) já estão coletando assinaturas para instaurar a CPI que investigará as invasões bolsonaristas em Brasília. Para tal, são necessários 171 apoiamentos para que a solicitação seja protocolada na Câmara.

“É preciso apurar os responsáveis pela organização, mobilização, planejamento, financiamento e execução dos atos golpistas além de investigar supostas omissões de autoridades públicas. Não há precedentes em nossa história de um fato tão grave como esse”, disse Joseildo, ao Metrópoles.

A coleta de assinaturas, com a mesma finalidade, também está sendo feita no Senado. Então, dessa forma, há uma maior possibilidade para formação de uma comissão parlamentar mista de inquérito, que deverá contar com a participação de deputados e senadores. O senador e sindicalista Paulo Paim (PT) também está participando da investida.

Na perspectiva do deputado Correia, a instalação da CPI vai colaborar com o fim das manifestações golpistas feitas por apoiadores do ex-presidente. “O ideal é que a gente tenha uma CPI mista [Senado e Câmara]”, disse Correia, ao Carta Capital.

“A partir da orientação que ele fez em relação toda essa prática golpista, ele vai acabar preso”, disse Correia, ao comentar sobre as declarações supérfluas que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez sobre os atos terroristas de seus apoiadores. “É o único destino dele. Isso tem que ser feito e nós não podemos recuar”.

Em seu perfil do Twitter, o deputado, que é do mesmo partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já havia comentado sobre sua vontade de propor a CPI. Segundo ele, o Brasil só alcançará “paz e democracia” com “Bolsonaro preso”.

“Vou propor a CPI do golpe! Só com Bolsonaro preso teremos paz e democracia. Não descanso enquanto isto não acontecer. Meu mandato será uma voz permanente neste sentido. Desde já me comprometo a solicitar uma CPI sobre os acontecimentos desta data”, escreveu em seu perfil.

Veja o requerimento na íntegra; CLIQUE AQUI

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link