Lula é assunto. AO VIVO. Cassio Oliveira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias no DCM. Entrevista com o jornalista Nando Gross e com o jurista Roberto Tardelli. Veja o DCMTV.
A imagem de capa da edição impressa da Folha de S.Paulo desta quinta-feira (19) foi detonado nas redes sociais. Segundo internautas, a foto “sugere um tiro no peito de Lula”. “Apito pra cachorro?”, questionaram.
“Foto feita com múltipla exposição mostra Lula ajeitando gravata e vidro avariado em ataque”, diz a legenda da imagem, com crédito para a fotojornalista Gabriela Biló, que rebateu as críticas.
“Lula e vidros quebrados do Palácio do Planalto. Foto feita com técnica de múltipla exposição”, explicou. “Como eu já previa, o hate veio forte com essa foto do Lula: – na foto tem quem veja morte, tem quem veja resistência, só um trincado, tem quem veja um sorriso atrás, o Lula arrumando a gravata. Não vou dizer o que vc tem que ver. – fotojornalismo não é feito pra agradar”.
“Minhas fotos são o espelho do meu olhar. Essa só é a forma como eu vejo o mundo. Você pode ter o seu olhar, discordar do meu, tudo bem, o mundo é plural. Sendo assim, vou ignorar absurdos como “apaga isso”, entre outros hates, especialmente depois do dia 08/01″, completou.
A capa com Lula
A matéria ilustrada pela imagem leva o título de “No foco de Lula, presença militar no Planalto é recorde”.
“O que a Folha pretende com essa montagem? Incitar o ódio contra Lula? Sugerir que ele leve um tiro no coração? O responsável por essa montagem deve ser intimado a se explicar! Trata-se de uma montagem criminosa, pois sugere um tiro no coração”, disse a escritora Marcia Tiburi pelo Twitter.