Gilmar Mendes é assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias no DCM. Entrevista com o jurista Lenio Streck. Veja o DCMTV.
Nesta segunda-feira (30), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes usou as redes sociais para lembrar do aniversário da ascensão de Hitler ao poder e dar um alerta sobre “nossos golpes tropicais”.
Por meio de um post feito no Twitter, o magistrado escreveu: “Na data em que se completam 90 anos da ascensão de Hitler ao poder, lembremos dos nossos golpes tropicais. Lavareda mostra que a omissão é a ferramenta dos golpistas, e que a impunidade não é uma opção”.
A frase acompanha um artigo do sociólogo e cientista político Antonio Lavareda. Nele, Lavareda destaca as semelhanças entre o ataque aos Três Poderes promovidos por simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no último dia 8, em Brasília, e o levante da AIB (Ação Integralista Brasileira) em 1938.
Lembra o Gilmar
Ele aponta que nos dois ataques “os golpistas encontraram a residência e a sede da Presidência desguarnecidas, as forças de segurança demoraram a chegar e houve omissão de setores do Exército”. Também questiona se o futuro da “nova extrema direita” será melhor que o o fascismo tropicalizado dos anos 1930, que entrou em declínio após a Segunda Guerra.
Vale destacar que a Ação Integralista Brasileira (AIB) foi um movimento fascista e anticomunista fundado por Plínio Salgado em 1932, em São Paulo.