STF é assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias no DCM. Entrevista com o jornalista Renzo Mora. Veja o DCMTV.
Na manhã desta quarta-feira (1º), às 10h, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou a sessão solene de abertura do ano judiciário de 2023. O evento começou com o hino nacional. A presidente da Corte, a ministra Rosa Weber, anunciou o início das atividades jurisdicionais e se pronunciou.
Essa é a primeira sessão feita após as invasões terroristas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF), no dia 8 de janeiro.
A cerimônia é feita de maneira concisa e somente inicia os trabalhos políticos do novo ano. Agora, desta vez, se trata de uma sessão histórica. Com a alta escalada dos atos antidemocráticos e do golpismo, o evento simboliza a vitória da democracia e da Justiça.
Lula no STF
A sessão conta com a presença de diversos convidados, incluindo chefes de Poderes, ministros de Estado e embaixadores estrangeiros. O evento marca o encerramento do ano legislativo no Congresso, a posse de novos parlamentares e o início de uma nova legislatura.
Alguma das autoridades presentes na solenidade: o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD); o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti; e o procurador-Geral da República, Augusto Aras.