Nesta quinta-feira (2), a Polícia Federal (PF) pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes uma autorização para colher depoimento do senador Marcos do Val (Podemos-ES), após denúncia de coação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O parlamentar revelou à revista Veja conversas nas quais indicam que o ex-capitão planejava um plano para anular o resultado das eleições, impedir a posse do agora presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e permanecer no poder.
O delegado Raphael Soares Astini foi quem enviou o pedido ao magistrado. Vale destacar que ele também atua no inquérito que investiga o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública distrital, Anderson Torres.
Os dois são investigados por conivência e omissão com as invasões nas sedes dos Três Poderes promovidas por simpatizantes do ex-chefe do Executivo no dia 8 de janeiro, em Brasília.
“Submeto a Vossa Excelência pleito para deliberação quanto autorização para se realizar a oitiva do Senador MARCOS DO VAL, que recentemente divulgou em suas redes sociais possuir informações relevantes quanto a investigação em apreço”, escreveu o delegado no ofício a Moraes.