Bolsonaro não volta para o Brasil por medo do “Robocop” Alexandre de Moraes, diz revista francesa

Atualizado em 2 de fevereiro de 2023 às 23:54
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e presidente do TSE Alexandre de Moraes. Foto: Divulgação

A revista francesa L’Express dessa semana traz um artigo sobre o ministro brasileiro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes. Com o título, “Em cartaz: Robocop contra Bolsonaro”, a publicação afirma que o magistrado de 54 anos, encarregado da investigação sobre a invasão da sede do STF, do Congresso e do Planalto, em Brasília, em 8 de janeiro, assusta bolsonaristas.

De acordo com L’Express, Jair Bolsonaro não se apressa a voltar de Orlando, porque no Brasil, Alexandre de Moraes o espera. O magistrado incluiu o ex-presidente na lista de pessoas que ele quer interrogar

Com reputação de intransigente desde 2016, quando era secretário de segurança pública do estado de São Paulo, ele recebeu o apelido de Robocop.

Bolsonaro temeria ter o mesmo destino do ex-ministro da Justiça e de Segurança Pública, Anderson Torres, preso em 14 de janeiro ao descer do avião vindo de Orlando, por ordem do ministro.

Robocop impressiona bolsonaristas

Entre Robocop, fruto da elite paulista, e o ex-capitão do exército, o ódio é antigo, explica a revista. Em agosto de 2021, Moraes abriu uma investigação contra Bolsonaro por “desinformação”, o acusando de ter “acolhido na presidência uma fazenda de fake news administrada por seus filhos”, diz L’Express.

A cientista política Camila Rocha, citada pela publicação, afirma que “Alexandre de Moraes incutiu o medo entre os bolsonaristas”. “Meio homem, meio robô, o personagem Robocop sempre impressionou seus adversários”, concluiu L’Express.

Publicado originalmente no RFI

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link